Pular para o conteúdo principal

Uma obra emocionante.

 

Dois Irmãos, Uma Guerra, de Ben Elton, conta a história de dois irmãos gêmeos, Paulus e Otto, filhos do casal judeu Wolfgang e Frieda.

Mas existe um segredo na família, as crianças não são irmãos biológicos. No dia do parto de Frieda, um dos gêmeos morre no parto e o casal decide adotar um bebê alemão cuja mãe morreu no parto.

As duas crianças crescem juntas, unidos como todos os irmãos. Eles compartilham com o partido nazista o mesmo dia de nascimento, a mesma idade.

As crianças vão crescendo em meio à crescente onda de terror e ódio do nazismo na Alemanha.

Em um determinado momento eles são separados e um deles foge para a Inglaterra, ocorrendo a ironia de um lutar pelos aliados e outro no exército nazista.

A obra intercala a narrativa entre o passado e o presente, em que o irmão que fugiu para a Inglaterra busca encontrar informações a respeito do irmão que ficou na Alemanha.

Mas o que eu gostei?

- A obra é baseada em fatos reais e ocorreu com primos do autor, o que traz mais emoção a narrativa.

- A história é marcante e o autor detalha como foi a perseguição aos judeus desde o início até os campos de concentração. E essa construção é interessante porque nos mostra como um regime totalitário sempre começa de uma forma mais sutil e as vezes de forma despercebida, é preciso estar atento aos sinais.

- O final é surpreendente e o autor consegue guardar esse segredo até o fim.

Só que como nem tudo é perfeito, alguns pontos do desfecho foram um pouco frustrantes para mim, embora o final, de um modo geral tenha sido surpreendente.

Além disso, em alguns momentos a narrativa se concentra demais no dia a dia da família e fica um pouco arrastada.

Mas no geral foi uma obra que me emocionou muito e me apresentou mais uma faceta de um regime que tanto mal fez ao mundo.

E vocês, costumam ler obras que retratam regimes totalitários? Ou que abordam o contexto da Segunda Guerra Mundial? Conta para a gente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus no banco dos Réus

Deus nos bancos dos réus é uma obra que traz uma coletânea de textos escritos pelo autor inglês C. S. Lewis, que reúne ensaios, artigos, resenhas e entrevistas sobre temas relacionados ao cristianismo, teologia, moral e até mesmo algumas questões políticas e ideológicas. É uma obra bem interessante para quem gosta dos assuntos citados ou pretende conhecer o lado cristão do autor, que ficou conhecido por suas obras de fantasia, sendo a mais famosa "As Crônicas de Nárnia".

Um livro de ficção científica que traz ensinamentos reais.

Um livro que tem inspiração na banda sepultura, Dragon Ball física na obra de Dan Brown e que começou a ser escrito quando o autor ainda era adolescente só poderia ser incrível não é mesmo? E é mesmo, pois "Mesmo se a Tempestade Chegar ", de Paulo Pera é um livro de ficção científica espetacular.  A narrativa já começa num ritmo alucinante, com direito a conflitos e luta do bem contra o mal envolvendo manipulação de energia.  De cara somos apresentados ao personagem Soulfly, um jovem que detém poder de manipular energia. Ele faz parte do grupo Salvadores, uma entidade liderada por Tadashi que, num primeiro momento, parece ter boas intenções, mas pode ser que a realidade não seja bem assim. É o que, aos poucos, constata Soulfly. Os Salvadores da Terra são um grupo criado para treinamento e aperfeiçoamento de poderes paranormais. Inicialmente, chefiado por Dra. Amber, tinha um projeto interessante, mas Tadashi tem intenções de aniquilar parte de população e usar os poderes par...

Um Minestério no Nilo

Hoje vamos falar de "A morte no Nilo", um livro magnífico que possui elementos envolventes em seu enredo, como um triângulo amoroso com duas amigas e assassinatos que acontecem durante uma viagem de barco pelo rio Nilo. Adicione a isso a presença de um dos mais famosos detetives da ficção, Hercule Poirot. O final é surpreendente e o desenrolar da narrativa te prende até o fim.