A nossa primeira indicação é de uma grande autora inglesa, Jane Austen.
Assim como nas demais obras dela, Razão e Sensibilidade narra histórias de amor como pano de fundo para tecer diversas críticas a sociedade da época.
A crítica central da história se concentra no fato das mulheres não herdarem bens dos seus pais, o que as obrigava a apostar todas as esperanças em um casamento bem sucedido.
As personagens principais da nossa história, as irmãs Elinor e Marianne, juntamente com a mãe e a irmã mais nova passam a viver de forma muito modesta depois da morte do pai, já que os bens vão para o irmão mais velho.
A história gira em torno destas duas irmãs, Elinor é a razão, sempre comedida é incapaz de demonstrar seu amor por Edward, já Marianne personifica a sensibilidade do título, sendo muito intensa em tudo.
Além das críticas da autora, para mim o ponto forte do livro é a bonita relação de amor fraternal e amizade vivida pelas duas irmãs. Não acho os romances vividos pelas protagonistas tão bem trabalhados como em outras obras de Austen, mas não chega a comprometer a qualidade da obra, que é magnífica.
Para quem gosta de assistir adaptações, na Netflix tem uma de 1995 estrelada por Emma Thompson, Kate Winslet, Alan Rickman e Hugh Grant bem fiel ao livro.
Comentários
Postar um comentário