O post de hoje é simplesmente maravilhoso, uma releitura do livro de Jane Eyre, de Charlotte Brontë
Ele conta a história de uma órfã, Jane Eyre, que tem uma infância triste e sofrida. Ela foi criada pela tia que não gostava dela e a maltratava, juntamente com seus filhos.
Por causa dos conflitos familiares Jane é levada para um colégio interno, mas lá ela também não tem uma vida trata, passando por diversas privações e castigos.
Os anos passam e a jovem Jane se torna professora no colégio em que estudou. No entanto, ela não estava satisfeita, o que a faz colocar um anúncio oferecendo seus serviços de preceptora para uma família, algo muito comum na época.
Ela consegue um emprego em uma mansão e passa a ser governanta de uma menina que é protegida do dono da propriedade, Sr. Rochester, um homem rico e amargurado que aos poucos se envolve amorosamente com Jane.
Desse envolvimento surge um noivado, mas um mistério que envolve a mansão e o patrão impede Jane de se casar e a obriga a fugir.
Após a fuga, Jane passa por muitas dificuldades até ser abrigada por um jovem clérigo, St. John, e suas irmãs.
A gente para por aqui para não dar spoilers, já que o final é surpreendente e inimaginável.
Este é um livro incrível, cheio de reviravoltas e críticas sobre o papel da mulher na sociedade da época. Vale muito a sua leitura e está edição da Zahar é lindíssima, além de rica em notas que contextualizam a narrativa.
Comentários
Postar um comentário