Pular para o conteúdo principal

Orgulho e Preconceito

O post de hoje é uma releitura de um dos nossos livros favoritos, “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen.
Desde já afirmo que esta é uma obra-prima da literatura mundial.
O livro narra a história das cincos irmãs Bennet, principalmente das duas mais velhas, Elizabeth e Jane.
Jane é linda e doce, já Elizabeth é inteligente e sarcástica. As duas irmãs, embora detentoras de personalidades distintas, são muito unidas e a amizade entre elas é um ponto muito forte da obra.
A chegada de um jovem rico à Netherfield, localidade em que as irmãs vivem, movimenta a população da região e desperta esperança da mãe das protagonistas, que planeja casar uma das filhas com ele.
O sr. Bingley chega a cidade com uma comitiva que inclui seu amigo, o sr. Darcy, um homem muito rico mas bastante orgulhoso.
O jovem novato logo se apaixona pela bela Jane. O Sr. Darcy, a princípio, rejeita Elizabeth, todavia, aos poucos ele vai se sentindo atraído por ela, que nem dá atenção às suas discretas, porém constantes investidas, pois o acha pedante e orgulhoso, além de ter sido levado a crer pelo sr. Wickhan que seu admirador não é uma boa pessoa.
No entanto, após uma visita Pemberly, residência do sr. Darcy, faz seus sentimentos mudarem.
Esta obra é fantástica, muito bem escrita e com romance na medida certa, fora que é repleto de críticas sociais e questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade da época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memorial de Maria Moura

É com essa citação que começo a Resenha de hoje, de um livro com uma narrativa de abusos, violência e vingança, protagonizado por uma mulher que sofreu muito e se tornou extremamente dura e forte, Maria Moura. Muito jovem, Maria Moura sofreu abusos de seu padrasto, viu sua mãe morrer e teve que defender suas terras de seus primos. Para isso, ela junta um bando de pessoas que a ajudam em troca de proteção . Mas o que achei da experiência da leitura? Foi o meu primeiro contato com a obra de Rachel de Queiroz e eu não poderia ter ficado mais apaixonada pela escrita da autora. A leitura é muito fluía, embora a narrativa seja dura, pois o texto aborda temas muito fortes, como abusos, vinganças, traumas e a violência no interior do país, locais em que conflitos de terras e ausência de poder estatal são a regra. Maria Moura é uma mulher forte, porém não por escolha, mas porque a vida lhe impôs assim e ela não teve alternativa ao não ser lutar e enfrentar os desafios. Se você gosta de uma obra...

Deus no banco dos Réus

Deus nos bancos dos réus é uma obra que traz uma coletânea de textos escritos pelo autor inglês C. S. Lewis, que reúne ensaios, artigos, resenhas e entrevistas sobre temas relacionados ao cristianismo, teologia, moral e até mesmo algumas questões políticas e ideológicas. É uma obra bem interessante para quem gosta dos assuntos citados ou pretende conhecer o lado cristão do autor, que ficou conhecido por suas obras de fantasia, sendo a mais famosa "As Crônicas de Nárnia".

Fique Comigo, um romance imprevisível.

S abe aquele livro que te prende do início ao fim? Este é o caso de Fique Comigo, da escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que conta a história do casal Yejide e Akin. Ele se conhecem ainda na faculdade e começam a sair, mas desde o início Yejide coloca como condição para eles se relacionarem que não haja outras esposas. A poligamia é algo comum na cultura nigeriana da época.💜 💜Yejide cresceu em uma família cujo pai tinha várias esposas, o que causava grandes conflitos em sua família, algo que ela não queria para a sua vida. Ocorre que após quatro anos de casados, o casal não consegue ter filhos, embora os dois não tivessem algum problema para engravidar.💜 💜Traindo a esposa, Akin cede a pressão de sua família e arruma uma segunda esposa, deixando Yejide arrasada e desesperada para engravidar. Yejide é uma mulher independente, que tem seu próprio negócio, mas se sente inferior por não dar um filho a seu marido e passa a fazer vários rituais religiosos na tentativa de conseguir.💜 💜E...