A publicação de hoje é a última obra deste livro de Jane Austen, Persuasão.
Pessoalmente, acho essa uma das melhores histórias da autora.
O livro tem como protagonista Anne, a filha do meio de um baronete, o Sr. Elliot.
A história começa com sua família tendo dificuldades financeiras e sendo obrigados a alugar a propriedade em que vivem e se mudarem para o balneário de Bath.
Por ironia do destino, a casa é alugada pelos Croft, um casal cuja esposa é irmã do capitão Wentworth, um amor do passado de Anne que foi rejeitado por ela apoia ser persuadida pela amiga da sua família, Lady Russel.
Antes de se mudar para Bath, Anne passa uma temporada com sua irmã mais nova, Mary, que mora com a sua família em uma propriedade próxima a Kellynch Hall, em Uppercross, e é obrigada a conviver com o capitão Wentworth, sua indiferença para com ela e o clima de romance vivido por ele com as cunhadas de Mary, Henrietta e Louisa Musgrove.
Mas um passeio do grupo de amigos que se formara em Uppercross a Lyme e um acidente envolvendo Louisa mudam o curso da história.
Passado um tempo do ocorrido, Anne se une a sua família em Bath e logo o grupo de amigos de Uppercross se encontram novamente.
Nesse reencontro, Anne e Friederich Wentworth passam a se relacionar de forma diferente, sem os ressentimentos do passado e o final tem uma das declarações de amor mais linda de todas as obras de Austen.
Esta edição da Martin Claret tem um capítulo extra com o primeiro final escrito pela autora, posteriormente alterado, algo inédito em traduções da obra no Brasil.
Comentários
Postar um comentário