A Releitura de hoje é da segunda novela "de Tolstoi que vem nessa bela coleção da editora Nova Fronteira, "Senhores e Servos".
A obra narra a história de uma viagem a negócios feita pelo senhor Vassílli Andreítch e seu servo Nikita, durante o rigoroso inverno russo.
Para encurtar a viagem, o patrão decide pegar a estrada mais curta, que possuía pouco movimento e não tinha boas marcações para orientação e os nossos protagonistas acabam se perdendo.
Mas a situação não passa de um susto e eles acabam encontrando uma propriedade onde são recebidos e convidados para passar a noite.
No entanto, o patrão, com pressa para resolver seus assuntos decide prosseguir com a viagem, mesmo em meio a uma forte nevasca.
Os dois continuam seu caminho, só que um acidente com o trenó e o cansaço do cavalo para sair da neve em que atolou os obriga a pernoitar ao relento.
Diante de toda essa situação catastrófica, Vassílli passa a sentir medo e arrependimento de ter recusado o convite. A noite vai passando com o desenvolvimento de caráter desse personagem, indo do sentimento de orgulho da sua posição social, passando por situações de egoísmo até a redenção dos seus pecados e maus sentimentos com pensamentos e ações mais caridosas.
A transformação do ser humano é algo recorrente na obra de Tolstoi e um traço característico desta novela.
Comentários
Postar um comentário