O livro resenhado de hoje é 12 anos de escravidão, de Solomon Northup, que conta a história do próprio autor que era um afro-americano livre do Estado de Nova York mas foi atraído por uma quadrilha de escravos por uma proposta de trabalho a acaba sendo sequestrado e vendido.
Nesta época o norte dos EUA já havia abolido a escravidão, porém os Estados do sul ainda permaneciam escravacotas.
Após ser sequestrado, Solomon é levado até New Orleans e lá comprado por William Ford, que era um senhor bondoso. Todavia, um problema financeiro obriga o senhor Ford a vender Solomon ao senhor Tibeats que era bastante cruel.
Depois de muito sofrimento e até uma tentativa de fuga, o seu senhor o vende para um fazendeiro, senhor Epps, mas a vida do protagonista continua sofrida, já que seu novo senhor consegue ser mais cruel ainda.
Após anos de sofrimento, quando parecia não haver mais esperança, um carpinteiro chamado Bass passa a trabalhar na propriedade do senhor Epps e se compromete a ajudar Solomon.
O final é emocionante e feliz, mas o mais marcante dessa obra é o fato da sua realidade. É um livro que toca com a gente e nos faz refletir.
Comentários
Postar um comentário