Vocês são o tipo de pessoa que acha que literatura russa é algo muito complicado, que nunca conseguirão ler? Bem, preciso confessar que eu, Mari, já fui assim também. Tinha medo, achava que seria difícil ler, que não entenderia nada. Até que um dia resolvi encarar o desafio e me arrependi de não ter feito isso antes.
Então vou deixar algumas dicas que me ajudaram muito:
Comece por novelas ou contos, textos mais curtos assustam menos e te permite se adaptar a escrita do autor e ao meio literário em que ele está inserido. Com narrativas pequenas você vai perceber se gosta ou não deste tipo de literatura e evita uma experiência ruim ao tentar ler um livro de oitocentas páginas.
Invista em obras com textos de apoio e boas notas de rodapé. Essas ferramentas te ajudam a entender partes dos textos estranhas a nós, como costumes da sociedade local, períodos históricos, legislação russa, entre outros assuntos necessários para a compreensão do texto mas que são totalmente desconhecidos por nós leitores.
Respeite seu gosto. Depois de tudo isso, se você não se identificar com a literatura russa, tudo bem. Não é porque são escritores consagrados que você precisa amar. Você não será menos leitor se não gostar de Tolstói ou Dostoiévski. Sou da opinião que todo leitor é livre para gostar do que quiser, estes autores merecem muito respeito pelo legado que deixaram, mas você não é obrigado a ler se não quiser tá bom?
Comentários
Postar um comentário