🤧 Se você pretende ler esse livro já vai o aviso, prepara o lencinho porque o choro e a emoção é inevitável.
📚 Flores Para Algernon, de Daniel Keyes, conta a história de Charlie, um homem de 32 anos que possui um atraso mental.
📚 Ele decide participar de uma cirurgia experimental para ficar inteligente, pois acredita que quando isso acontecer as pessoas vão ama-lo.
📚 Charlie é muito solitário e foi afastado da família ainda na infância, e é motivo de piada dos colegas de trabalho.
📚 Depois do procedimento, aos poucos Charlie vai evoluindo e passa de um QI 68 para 185 em pouco tempo.
📚 Mas o que Charlie não contava era que se tornar inteligente não faria com que ele fosse amado pelas pessoas e muitos problemas podem ocorrer com essa mudança.
📚 É um livro que nos emociona do início ao fim. O fato de Charlie ser constantemente vítima de chacota das pessoas nos faz questionar muito sobre como a sociedade trata as pessoas com deficiência mental.
📚 Além disso, ao ser tratado como uma verdadeira cobaia humana de um experimento inédito nós provoca reflexões sobre ética médica.
📚 Uma coisa interessante sobre a obra, o livro, inicialmente, é escrito com erros gramaticais, respeitando as deficiências cognitivas de Charlie, já que a obra é narrada a partir dos relatórios de progresso médico dele. O que me deu uma certa agonia, mas que faz todo sentido.
📚 É um livro para questionar a vida, nossas atitudes e preconceitos. Me emocionou muito e com certeza vai emocionar você também.
📚 E vocês, já leram? O que acharam? Têm vontade de ler? Conta para a gente nos comentários.
Comentários
Postar um comentário