📚..."que os fios da vida nem sempre são tecidos como queremos; às vezes, o padrão ao final é diferente do que imaginamos que seria, e, naquele momento, eu não tinha mais nada a fazer senão estar em paz com o que ficaria no passado".
📚Essa citação reflexiva está contida em Todas as Cores do Céu, de Amita Trasi. Um livro que se passa na Índia e nos apresenta um cultura e uma realidade totalmente diferente da nossa, mas que ainda assim nos ensina muitas lições.
📚A trama conta a história de Mukta, uma menina que faz parte de uma casta que a obriga a se tornar uma prostituta do templo, após passar por um ritual dedicado a deusa Yelamma.
📚Para a sua sorte, ela é resgatada pelo pai de Tara antes disso acontecer e passa a viver com eles.
📚Tara e Mukta se tornam melhores amigas e passam a ter uma relação de companheirismo, digna de irmãs. Mas o destino reserva um acontecimento inesperado que pode separar as duas amigas.
📚A narração é feita pelas duas protagonistas, alternando entre passado e presente, o que traz dinamismo a narrativa, além de manter um suspense sobre o que teria acontecido na vida delas durante a infância e a vida adulta.
📚A história aborda temas interessantes e importantes, como a tradição devadasi, que forçam meninas, muitas recém saídas da infância, a se prostituirem, algo comum nas camadas mais pobres da sociedade indiana.
📚Aliás, a obra tem como tema central a discussão entre algumas tradições locais e o desrespeito aos direitos humanos, mostrando a atuação de grupos e organizações que lutam contra tais práticas e resgatam crianças e mulheres vítimas de exploração.
📚Foi um livro que me deixou muitas reflexões e questionamentos, principalmente referente a conflitos entre tradições e respeito aos direitos humanos.
📚E já fica o alerta sobre possíveis gatilhos, já que o livro aborda temas como prostituição, pedofilia, estupro e violência contra a mulher.
📚E vocês, já leram essa obra? Gostam da temática abordada? Qual foi o último livro que fala sobre uma cultura diferente que vocês leram?
Comentários
Postar um comentário