"A Pequena Livraria dos Sonhos", de Jenny Colgan, narra a história de Nina Ridmond, uma mulher de 29 anos que trabalha em uma biblioteca pública e ama o universo literário.
O único problema é que o local em que ela trabalha vai fechar e ela vai ficar desempregada. Triste com a situação, Nina leva para a casa parte do acervo que está sendo doado, para evitar que eles parem no lixo.
Isso causa certa tensão com sua amiga Surinder, com quem Nina divide a casa, já que no local não há mais espaço para livros.
E quando tudo parece perdido, Nina tem a ideia de comprar uma van para trabalhar vendendo livros pelo interior da Escócia.
Então ela decide recomeçar a vida em um vilarejo nas Terras Altas e aos poucos vai transformando a vida do lugar por meio da leitura.
Mas não é só os habitantes do local que são transformados, Nina também vai percebendo que é possível recomeçar e descobrir novos sentimentos, passando a considerar aquele lugar como seu novo lar.
Vi muitas resenhas dizendo que a obra decepcionou um pouco e não superou as expectativas.
Particularmente não achei o livro espetacular, mas também não chegou a me decepcionar. Tenho que confessar que ele é bem clichê e algumas situações chegam a ser óbvias, porém é uma obra leve, que diverte e até traz algumas reflexões sobre a vida, recomeços e transformações do ser humano.
Nem só de obras densas vive um leitor, afinal a leitura também tem o papel de entreter e divertir e isso "A Pequena Livraria dos Sonhos" faz muito bem. Com uma história fofa e clichê, uma protagonista divertida e uma escrita leve, é perfeita para nos acompanhar no final de semana.
E vocês, já leram a obra? Curtem livros clichês? Qual o favorito de vocês?
Comentários
Postar um comentário