Pular para o conteúdo principal

Por Lugares que ensinam.

Quando a gente fez a lista de livros que seriam lidos e resenhados no Setembro Amarelo, eu, Mari, de todos os escolhidos o que menos me gerava expectativas era “Por Lugares Incríveis”, de Jennifer Niven.

Não há um motivo específico para isso, na verdade nem sei o porquê, mas era o que eu sentia.

Só que depois de terminada a leitura a sensação que ficou foi a de ser surpreendida por uma trama densa e ser apresentada a personagens com problemas reais e profundos, muito bem desenvolvidos pela autora.

Acredito que parte da identificação com a leitura foi pelo momento que tenho vivido, algo que já compartilhei por aqui. Mas neste processo sempre tive o apoio da minha família. Por isso, creio que me deparar com um personagem que não teve a mesma sorte me ligou a história narrada.

Na trama, somos apresentados a Finch e Violet, dois adolescentes que se conhecem na torre do colégio quando planejavam se matar.

Violet é uma jovem popular e muito amada por sua família, mas que perdeu a pouco tempo sua irmã mais velha, Eleanor, em um acidente de carro. A partir de então sua vida perdeu o sentido.

Já Finch é um jovem que convive com o bullying há muitos anos e que tem seus problemas mentais ignorados pelos amigos, professores e família.

Depois de se conhecerem em uma situação inusitada, Violet e Finch se aproximam ao formarem uma dupla em um trabalhado de Geografia, em que decidem fazer uma expedição por lugares interessantes no estado onde moram, Indiana.

Durante os passeios, os dois adolescentes vão se conhecendo, se aproximando e compartilhando suas dores.

É uma obra emocionante, profunda e que nos deixa uma importante lição, a de que precisamos cuidar das pessoas que amamos. Quem sofre com doenças mentais precisa de ajuda e tratamento e não pode ser negligenciado.

Enfim, é um livro que levarei para a vida pela importância da história narrada.

E vocês, já leram a obra? Têm vontade? Assistiram a adaptação? Conta para a gente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus no banco dos Réus

Deus nos bancos dos réus é uma obra que traz uma coletânea de textos escritos pelo autor inglês C. S. Lewis, que reúne ensaios, artigos, resenhas e entrevistas sobre temas relacionados ao cristianismo, teologia, moral e até mesmo algumas questões políticas e ideológicas. É uma obra bem interessante para quem gosta dos assuntos citados ou pretende conhecer o lado cristão do autor, que ficou conhecido por suas obras de fantasia, sendo a mais famosa "As Crônicas de Nárnia".

Um livro de ficção científica que traz ensinamentos reais.

Um livro que tem inspiração na banda sepultura, Dragon Ball física na obra de Dan Brown e que começou a ser escrito quando o autor ainda era adolescente só poderia ser incrível não é mesmo? E é mesmo, pois "Mesmo se a Tempestade Chegar ", de Paulo Pera é um livro de ficção científica espetacular.  A narrativa já começa num ritmo alucinante, com direito a conflitos e luta do bem contra o mal envolvendo manipulação de energia.  De cara somos apresentados ao personagem Soulfly, um jovem que detém poder de manipular energia. Ele faz parte do grupo Salvadores, uma entidade liderada por Tadashi que, num primeiro momento, parece ter boas intenções, mas pode ser que a realidade não seja bem assim. É o que, aos poucos, constata Soulfly. Os Salvadores da Terra são um grupo criado para treinamento e aperfeiçoamento de poderes paranormais. Inicialmente, chefiado por Dra. Amber, tinha um projeto interessante, mas Tadashi tem intenções de aniquilar parte de população e usar os poderes par...

Um Minestério no Nilo

Hoje vamos falar de "A morte no Nilo", um livro magnífico que possui elementos envolventes em seu enredo, como um triângulo amoroso com duas amigas e assassinatos que acontecem durante uma viagem de barco pelo rio Nilo. Adicione a isso a presença de um dos mais famosos detetives da ficção, Hercule Poirot. O final é surpreendente e o desenrolar da narrativa te prende até o fim.