Alerta de Gatilhos: abuso de álcool e drogas; violência contra a mulher; aborto; depressão; suicídio; surtos psicóticos.
Olá leitores! Seguindo nossa programação de leituras do Setembro Amarelo, hoje vamos comentar um pouco sobre a obra “As vantagens de Ser Invisível”, de Stephen Chbasky.
O livro, um romance epistolar, é narrado por Charlie, um adolescente solitário e cheio de traumas que acabou de perder seu melhor amigo por meio de um suicídio.
Por conta dos acontecimentos do passado. Charlie é um jovem que, mesmo tendo um talento muito grande para a escrita, é inseguro e não acredita em seu potencial.
Ao longo da trama vamos conhecendo melhor o personagem e entendendo a origem de sua doença mental, bem como os motivos que o levam a recaídas.
Além do problema de saúde de Charlie, o autor brilhantemente aborda outros temas importantes através dos demais personagens, como a homofobia vivida por Patrick e a violência doméstica sofrida por Candance, irmã do protagonista.
Outro ponto forte da trama é a relação de amizade existente entre Sam, Patrick e Charlie, que é muito importante para a superação dos problemas que os três vivem ao longo da história.
É uma história aparentemente simples, mas que ao longo da narrativa vai se mostrando complexa e profunda.
A delicadeza com que o autor aborda a doença de Charlie é incrível e digna de ser elogiada, afinal, tratar de saúde mental não é tarefa fácil, visto ser um assunto muito estigmatizado na nossa sociedade, mas o Stephen consegue fazer com muito respeito.
Enfim, é um livro com uma narrativa que prende a nossa atenção e nos leva a refletir mais sobre o assunto.
E vocês, já leram? Já assistiram a adaptação? Conta para a gente.
Comentários
Postar um comentário