Pular para o conteúdo principal

Um livro que nos apresenta uma dura e verdadeira realidade.

Sem dúvida alguma “A Pérola que rompeu a Concha”, de Nádia Hashimi, foi uma das obras que mais me (Mari) emocionou recentemente.

É muito duro saber de violações de direitos das mulheres como o apresentado nesta obra e saber o quão negativo foi a volta do regime Talibã para as mulheres do Afeganistão.

O livro conta a história difícil de duas mulheres no Afeganistão, Rahima e sua tataravó Shekiba, que, para poderem usufruir de alguns direitos se vestem como menino, numa tradição antiga chamada Bacha posh.

A história é narrada entre capítulos intercalados, em que somos apresentadas as histórias das duas desde a infância até a fase adulta.

Somos levados a conhecer uma realidade muito dura, em que mulheres são obrigadas a casar ainda crianças com homens muito mais velhos e são vítimas de todos os tipos de violência possíveis por uma sociedade que as enxergam apenas como objetos.

Algo muito positivo é que a autora é de origem afegã, seus pais emigraram para os Estados Unidos. O olhar da pessoa que pertence a cultura é sempre mais próxima da realidade do que as pessoas de fora.

Não é uma leitura fácil de fazer, mas necessária que me fez enxergar o fato de que ainda existem realidades extremamente duras para uma mulher.

E vocês já leram? O que acharam? Qual foi a última obra que aborda violação de direitos humanos que leram?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus no banco dos Réus

Deus nos bancos dos réus é uma obra que traz uma coletânea de textos escritos pelo autor inglês C. S. Lewis, que reúne ensaios, artigos, resenhas e entrevistas sobre temas relacionados ao cristianismo, teologia, moral e até mesmo algumas questões políticas e ideológicas. É uma obra bem interessante para quem gosta dos assuntos citados ou pretende conhecer o lado cristão do autor, que ficou conhecido por suas obras de fantasia, sendo a mais famosa "As Crônicas de Nárnia".

Um livro de ficção científica que traz ensinamentos reais.

Um livro que tem inspiração na banda sepultura, Dragon Ball física na obra de Dan Brown e que começou a ser escrito quando o autor ainda era adolescente só poderia ser incrível não é mesmo? E é mesmo, pois "Mesmo se a Tempestade Chegar ", de Paulo Pera é um livro de ficção científica espetacular.  A narrativa já começa num ritmo alucinante, com direito a conflitos e luta do bem contra o mal envolvendo manipulação de energia.  De cara somos apresentados ao personagem Soulfly, um jovem que detém poder de manipular energia. Ele faz parte do grupo Salvadores, uma entidade liderada por Tadashi que, num primeiro momento, parece ter boas intenções, mas pode ser que a realidade não seja bem assim. É o que, aos poucos, constata Soulfly. Os Salvadores da Terra são um grupo criado para treinamento e aperfeiçoamento de poderes paranormais. Inicialmente, chefiado por Dra. Amber, tinha um projeto interessante, mas Tadashi tem intenções de aniquilar parte de população e usar os poderes par...

Uma grande viagem

Eu amo viajar e conhecer outros lugares e culturas. Acredito também que a leitura tem a capacidade de nos transportar a diversos locais do mundo. A resenha de hoje traz uma obra que conta uma aventura alucinante envolvendo uma viagem. "A volta ao mundo em 80 dias", foi escrita por Julio Verne e narra a história de uma viagem feita ao redor do planeta por Phileas Fogg e seu criado, Jean Passepartout. Esta magnífica aventura tem início após o Sr. Fogg realizar uma aposta com seus amigos de dar a volta ao mundo em 80 dias. No entanto, antes do início da viagem, uma assalto a banco na cidade de Londres deixa a polícia em alerta, e a saída repentina do Sr. Fogg levanta suspeitas do inspetor Fix, que decide acompanhar a dupla. A corrida contra o tempo é regada de muitas surpresas e obstáculos que prendem a nossa atenção até o fim. E aí, será que eles conseguiram dar a volta no prazo e ganhar a aposta? E o Sr. Fogg é um assaltante em fuga? As respostas são dadas ao final do livro qu...