Olá leitores! Hoje trago a resenha de uma leitura muito sensível, "Rotas de Fuga", de Cleoni Ribeiro.
A trama conta a história de Helena, uma mulher que decidi escrever um romance, mas que não pode confiar plenamente em sua memória e, por isso, possui apoio de um narrador.
Paralelo às tentativas de escrita, vamos sendo apresentados a vida de Helena, sua infância, juventude, a relação com os filhos, principalmente com Laura, uma jovem cuja algumas escolhas de vida a fazem sofrer e, consequentemente, sua mãe e sua família.
Confesso que foi uma leitura que exigiu muita calma e atenção, pois a autora usa uma técnica de múltiplos narradores que pode deixa o leitor mais desatento um pouco confuso.
Além disso, Helena é uma personagem que possui sonhos muito vividos ao longo da narrativa, mas não necessariamente reais, funcionando como um refúgio à sua realidade, o que faz com que tenhamos que diferenciar o que real da ilusão.
Aliás, existem alguns pontos vazios na trama de forma proposital, um convite ao leitor a ser mais participativo na narrativa. Recurso muito original, tenho que assumir que nunca fiz uma leitura que usasse este elemento na narrativa.
Foi uma leitura que me desafiou muito e eu curti isso, pois colabora com o meu amadurecimento como leitora. Também foi uma leitura que me ensinou e me fez refletir bastante, afinal, leituras que acompanham a vida dos personagens por muitos têm esse poder.
Enfim, quero muito agradecer à Cleoni Ribeiro e à LC Comunicação pela oportunidade de fazer essa leitura, foi um livro que acrescentou muito na minha vida.
Comentários
Postar um comentário