Pular para o conteúdo principal

Uma leitura que foi muito desafiadora.


Olá leitores! Hoje trago a resenha de uma leitura muito sensível, "Rotas de Fuga", de Cleoni Ribeiro.

A trama conta a história de Helena, uma mulher que decidi escrever um romance, mas que não pode confiar plenamente em sua memória e, por isso, possui apoio de um narrador.

Paralelo às tentativas de escrita,  vamos sendo apresentados a vida de Helena, sua infância,  juventude, a relação com os filhos, principalmente com Laura, uma jovem cuja algumas escolhas de vida a fazem sofrer e, consequentemente, sua mãe e sua família.

Confesso que foi uma leitura que exigiu muita calma e atenção,  pois a autora usa uma técnica de múltiplos narradores que pode deixa o leitor mais desatento um pouco confuso.

Além disso, Helena é uma personagem que possui sonhos muito vividos ao longo da narrativa, mas não necessariamente reais, funcionando como um refúgio à sua realidade, o que faz com que tenhamos que diferenciar o que real da ilusão.

Aliás, existem alguns pontos vazios na trama de forma proposital, um convite ao leitor a ser mais participativo na narrativa. Recurso muito original, tenho que assumir que nunca fiz uma leitura que usasse este elemento na narrativa.

Foi uma leitura que me desafiou muito e eu curti isso, pois colabora com o meu amadurecimento como leitora. Também foi uma leitura que me ensinou e me fez refletir bastante,  afinal, leituras que acompanham a vida dos personagens por muitos têm esse poder.

Enfim, quero muito agradecer à Cleoni Ribeiro e à LC Comunicação pela oportunidade de fazer essa leitura, foi um livro que acrescentou muito na minha vida.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memorial de Maria Moura

É com essa citação que começo a Resenha de hoje, de um livro com uma narrativa de abusos, violência e vingança, protagonizado por uma mulher que sofreu muito e se tornou extremamente dura e forte, Maria Moura. Muito jovem, Maria Moura sofreu abusos de seu padrasto, viu sua mãe morrer e teve que defender suas terras de seus primos. Para isso, ela junta um bando de pessoas que a ajudam em troca de proteção . Mas o que achei da experiência da leitura? Foi o meu primeiro contato com a obra de Rachel de Queiroz e eu não poderia ter ficado mais apaixonada pela escrita da autora. A leitura é muito fluía, embora a narrativa seja dura, pois o texto aborda temas muito fortes, como abusos, vinganças, traumas e a violência no interior do país, locais em que conflitos de terras e ausência de poder estatal são a regra. Maria Moura é uma mulher forte, porém não por escolha, mas porque a vida lhe impôs assim e ela não teve alternativa ao não ser lutar e enfrentar os desafios. Se você gosta de uma obra...

Deus no banco dos Réus

Deus nos bancos dos réus é uma obra que traz uma coletânea de textos escritos pelo autor inglês C. S. Lewis, que reúne ensaios, artigos, resenhas e entrevistas sobre temas relacionados ao cristianismo, teologia, moral e até mesmo algumas questões políticas e ideológicas. É uma obra bem interessante para quem gosta dos assuntos citados ou pretende conhecer o lado cristão do autor, que ficou conhecido por suas obras de fantasia, sendo a mais famosa "As Crônicas de Nárnia".

Fique Comigo, um romance imprevisível.

S abe aquele livro que te prende do início ao fim? Este é o caso de Fique Comigo, da escritora nigeriana Ayobami Adebayo, que conta a história do casal Yejide e Akin. Ele se conhecem ainda na faculdade e começam a sair, mas desde o início Yejide coloca como condição para eles se relacionarem que não haja outras esposas. A poligamia é algo comum na cultura nigeriana da época.💜 💜Yejide cresceu em uma família cujo pai tinha várias esposas, o que causava grandes conflitos em sua família, algo que ela não queria para a sua vida. Ocorre que após quatro anos de casados, o casal não consegue ter filhos, embora os dois não tivessem algum problema para engravidar.💜 💜Traindo a esposa, Akin cede a pressão de sua família e arruma uma segunda esposa, deixando Yejide arrasada e desesperada para engravidar. Yejide é uma mulher independente, que tem seu próprio negócio, mas se sente inferior por não dar um filho a seu marido e passa a fazer vários rituais religiosos na tentativa de conseguir.💜 💜E...